Home
História PDF Imprimir E-mail

HISTORICO DA ABENFO - PI

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras (os) Obstetras ABENFO-NACIONAL, originaria da Associação Brasileira de Obstetrizes-ABO, fundada em 04 de agosto de 1954, congrega obstetrizes e enfermeiras (os) obstetras e especialistas na área da Saúde da Mulher e do Recém-Nascido. É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter sócio-cultural e técnico-científico em nível nacional que possui 13 seccionais, regida pelas disposições contidas em Estatuto e Regimentos Especiais, bem como pelas disposições da Lei 10.406/2002 do Novo Código Civil.

A ABENFO-PI é uma seção vinculada a ABENFO-Nacional, foi criada em 16 de maio de 1997, em Teresina - PI, por ocasião do Seminário: “Estratégias de Inserção da Enfermagem no Processo de Desenvolvimento do atual modelo de Atenção Integral à Saúde da Mulher”, coordenado pela profa. Dra. Antonieta Rubio Tyrrell. Foi a 4ª seccional a ser criada no Pais e é regida pelas disposições contidas no Estatuto da ABENFO Nacional e Regimento da Associação local.

A primeira diretoria foi de caráter provisório tendo duração de dois anos (1997 a 1999), a qual teve como presidente a Profª Drª Inez Sampaio Nery. A segunda diretoria tomou posse em 20 de agosto de 1999 para o triênio 1999/2002 tendo novamente como presidente sua sócia fundadora Profª Drª Inez Sampaio Nery.

Atualmente a ABENFO-PI é constituída por 200 sócios efetivos e especiais: enfermeiras (os) obstetras e enfermeiras que atuam na área de saúde da mulher e do recém-nascido, bem como, discentes da graduação e pós-graduação na área.

Em sua trajetória histórica, a ABENFO-PI, tem contribuído de forma relevante na atenção obstétrica e neonatal, através da realização de cursos que venham sensibilizar humanizar e qualificar a assistência materno-infantil. Foi entidade mantenedora, através de convenio firmado com Ministério da Saúde e apoio da UFPI, de 08 cursos de prevenção e assistência aos portadores do HIV/AIDS e 03 cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica no período de 2000 a 2004.

Durante 11 anos a ABENFO realizou 23 eventos regionais, dentre eles: 12 seminários, 02 Encontros, 06 Jornadas e 03 Cursos em pré-congressos, além da participação nos congressos nacionais e internacionais em especial do COBEON, com temas livres, conferencias, reuniões do conselho diretor, nos concursos de especialistas dentre outras.

Dessa forma, podemos explicitar que a vida e a obra da ABENFO-PI dependem de todos nós, compromissados com o desenvolvimento e progresso da Enfermagem Obstétrica Piauiense. Portanto conclamamos prezada colega, faça parte da ABENFO, associe-se, estamos esperando por você que com certeza contribuirá para o engrandecimento da nossa entidade na conquista dos nossos direitos e espaços.

Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves
Presidente da ABENFO-PI