Home História

Atividades

Usários On-line

Nós temos 85 visitantes online

Campanhas

A ABENFO-PI é parceira:

 
PROENF: Materno-Infantil

 
Parto Normal está no meu Plano

 
Diga NÃO ao Ato Médico

História PDF Imprimir E-mail

HISTORICO DA ABENFO - PI

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras (os) Obstetras ABENFO-NACIONAL, originaria da Associação Brasileira de Obstetrizes-ABO, fundada em 04 de agosto de 1954, congrega obstetrizes e enfermeiras (os) obstetras e especialistas na área da Saúde da Mulher e do Recém-Nascido. É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter sócio-cultural e técnico-científico em nível nacional que possui 13 seccionais, regida pelas disposições contidas em Estatuto e Regimentos Especiais, bem como pelas disposições da Lei 10.406/2002 do Novo Código Civil.

A ABENFO-PI é uma seção vinculada a ABENFO-Nacional, foi criada em 16 de maio de 1997, em Teresina - PI, por ocasião do Seminário: “Estratégias de Inserção da Enfermagem no Processo de Desenvolvimento do atual modelo de Atenção Integral à Saúde da Mulher”, coordenado pela profa. Dra. Antonieta Rubio Tyrrell. Foi a 4ª seccional a ser criada no Pais e é regida pelas disposições contidas no Estatuto da ABENFO Nacional e Regimento da Associação local.

A primeira diretoria foi de caráter provisório tendo duração de dois anos (1997 a 1999), a qual teve como presidente a Profª Drª Inez Sampaio Nery. A segunda diretoria tomou posse em 20 de agosto de 1999 para o triênio 1999/2002 tendo novamente como presidente sua sócia fundadora Profª Drª Inez Sampaio Nery.

Atualmente a ABENFO-PI é constituída por 200 sócios efetivos e especiais: enfermeiras (os) obstetras e enfermeiras que atuam na área de saúde da mulher e do recém-nascido, bem como, discentes da graduação e pós-graduação na área.

Em sua trajetória histórica, a ABENFO-PI, tem contribuído de forma relevante na atenção obstétrica e neonatal, através da realização de cursos que venham sensibilizar humanizar e qualificar a assistência materno-infantil. Foi entidade mantenedora, através de convenio firmado com Ministério da Saúde e apoio da UFPI, de 08 cursos de prevenção e assistência aos portadores do HIV/AIDS e 03 cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica no período de 2000 a 2004.

Durante 11 anos a ABENFO realizou 23 eventos regionais, dentre eles: 12 seminários, 02 Encontros, 06 Jornadas e 03 Cursos em pré-congressos, além da participação nos congressos nacionais e internacionais em especial do COBEON, com temas livres, conferencias, reuniões do conselho diretor, nos concursos de especialistas dentre outras.

Dessa forma, podemos explicitar que a vida e a obra da ABENFO-PI dependem de todos nós, compromissados com o desenvolvimento e progresso da Enfermagem Obstétrica Piauiense. Portanto conclamamos prezada colega, faça parte da ABENFO, associe-se, estamos esperando por você que com certeza contribuirá para o engrandecimento da nossa entidade na conquista dos nossos direitos e espaços.

Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves
Presidente da ABENFO-PI

 

Vídeos

Filme IV ENONEPI

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p01)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p02)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p03)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p04)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p05)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p06)

Clique na imagem para tocar

 
PI TV-TV Clube

Clique na imagem para tocar

 
Notícia da Manhã

Clique na imagem para tocar

 
Jornal Agora

Clique na imagem para tocar

Mais Vídeos

Todos os videos...