Home Trabalhos Científicos

Atividades

Usários On-line

Nós temos 31 visitantes online

Campanhas

A ABENFO-PI é parceira:

 
PROENF: Materno-Infantil

 
Parto Normal está no meu Plano

 
Diga NÃO ao Ato Médico

Trabalhos Científicos PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Dom, 18 de Julho de 2010 06:27



“Normas para Inscrição de Trabalhos no
IV Encontro de Enfermagem Obstétrica do Nordeste (EEONE) - 2017”

 

IV ENCONTRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA DO NORDESTE - EEONE
IX ENCONTRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL DO PIAUÍ - EENONEPI



Modelo para confecção de Resumos

Normas gerais para inscrição de Trabalhos Científicos

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.

DAS NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS


Todos os trabalhos inscritos passarão por um processo classificatório.
Serão aceitos Trabalhos Científicos tipo, pesquisas de campo, trabalhos de revisão sistemática ou integrativa, estudo de caso, relatos de experiência e estudos de reflexão, que estejam concluídos.
Não serão aceitos projetos de pesquisa em andamento.
Os autores são responsáveis por qualquer questão ética ou legal que possa ser levantada sobre o conteúdo apresentado.

 

Os trabalhos devem ser inscritos conforme as categorias abaixo, a qual deve estar definida no campo assunto do e-mail:
I. Enfermagem Neonatal
II. Saúde da Criança e Adolescente
III. Enfermagem Obstétrica
IV. Saúde da Mulher

 

Obrigatoriamente o relator deverá estar inscrito no evento.
É obrigatório ter profissional/orientador nos trabalhos, o qual deverá vir identificado na nota de rodapé, juntamente com o número do COREN.
Os trabalhos poderão ter no máximo 05 autores (incluindo o orientador). Serão aceitos, no máximo, 02 (dois) trabalhos por relator. Cada relator poderá estar como co-autor de outros 02 trabalhos.
Cada relator só poderá concorrer a uma premiação.
Caso o trabalho não seja aceito, em hipótese alguma haverá reembolso de valor referente a inscrição realizada pelo relator ou qualquer um dos autores do trabalho inscrito.
Reserva-se à Comissão o direito de redefinir a forma de apresentação dos trabalhos e de recusar qualquer trabalho que não atenda as normas estabelecidas
Só serão aceitos os resumos que contemplem e atendam as normas estabelecidas.

Somente concorrerão à Premiação os trabalhos Completos, que estejam identificados no título do e-mail “Concorrer à Premiação”, que estejam no formato de TRABALHO COMPLETO (de acordo com as normas da REVISTA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA) [disponível em http://www.enfo.com.br/, porém não significa garantia de publicação no periódico] + CAEE, sendo apresentados na forma de Apresentação Oral e enquadre-se em uma das seguintes categorias:

 

1. Enfermagem Neonatal: Prêmio Silvana Santiago da Rocha
2. Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente: Prêmio Maria de Jesus Lima Almeida
3. Enfermagem Obstétrica: Prêmio Inez Sampaio Nery
4. Saúde da Mulher: Prêmio Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves


Os resumo dos trabalhos a serem enviados devem estar relacionados ao Tema Central do Encontro, que é “ASSISTÊNCIA QUALIFICADA AO PARTO E NASCIMENTO: Segurança e transformações no cuidado”. 
Todos os Trabalhos (resumo e/ou trabalhos completos) deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE por meio eletrônico, através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com data limite de envio até 18 de agosto de 2017.
O resultado dos trabalhos Aprovados será divulgado dia 29 de agosto de 2017, através de e-mail, site da ABENFO-PI e rede social. Devendo os relatores estarem atentos a relação final de aprovados, e data e hora de apresentação.


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS


Inscrever o trabalho conforme as categorias:
I. Enfermagem Neonatal
II. Saúde da Criança e Adolescente
III. Enfermagem Obstétrica
IV. Saúde da Mulher

 

O resumo deverá ter no mínimo 150 palavras e no máximo 200 palavras.
O resumo deve ser enviado a Comissão de maneira semi-estruturada, contemplando todos os tópicos a seguir enumerados: título, autores (nomes completos sem abreviação), Introdução, Objetivos, Método de pesquisa, Resultados relevantes, Conclusão e/ou Implicações, e descritores na sequência respectivamente.
Os textos deverão ser digitados em processador de texto Word for Windows, nos formatos .doc ou .docx, papel tamanho A4, espaçamento entrelinhas 1,5, sem recuo de parágrafos, fonte Times New Roman tamanho 12, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm.
O título do Resumo que deve estar em caixa alta, fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado, no máximo, 15 palavras e com a primeira letra de cada palavra em maiúscula, exceto preposições.
Descritores: Devem ser apresentados quatro a seis descritores, digitados em letra minúscula (apenas a letra inicial da primeira palavra deverá ser maiúscula) e separadas por ponto-e-vírgula. Deverão ser utilizados os descritores extraídos do vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (Biblioteca Virtual em Saúde).
O nome dos autores deverá estar na íntegra em sequência logo abaixo do título. O nome do relator deve estar grifado.
No rodapé deverá conter informações a respeito da maior titulação dos autores, é necessário o endereço eletrônico (e-mail), contato telefônico do relator do trabalho e número do registro no COREN do Orientador.
Deve-se evitar o uso de abreviaturas (siglas), caso seja necessário, manter no menor número possível e colocar em parênteses a palavra completa.


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO DESTINADO A CONCORRER A PREMIAÇÃO



As normas para confecção de Trabalhos para concorrer à Premiação estão de acordo com a REVISTA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA, periódico criado em 2013, veículo de difusão científica da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas - ABENFO.
Os trabalhos que irão concorrer a premiação devem estar na forma de identificados no título do e-mail “Concorrer à Premiação”, e estejam no formato de TRABALHO COMPLETO (de acordo com as normas da REVISTA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA) [disponível em http://www.enfo.com.br/, porém não significa garantia de publicação no periódico] + CAEE, sendo apresentados na forma de Apresentação Oral e enquadre-se em uma das seguintes categorias:

 

1. Enfermagem Neonatal: Prêmio Silvana Santiago da Rocha
2. Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente: Prêmio Maria de Jesus Lima Almeida
3. Enfermagem Obstétrica: Prêmio Inez Sampaio Nery
4. Saúde da Mulher: Prêmio Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves

Composição do manuscrito
Título
• Título pleno nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, não devendo exceder 15 palavras. Não deve incluir siglas, nomes de cidades, países ou outras informações geográficas, nem chamadas para notas.
• Sugestão de título abreviado para cabeçalho, não devendo exceder seis palavras.

Resumo em Português: O resumo, no formato estruturado, deve ter entre 150 e 200 palavras. O resumo deve incluir: Introdução, Objetivos, Método de pesquisa, Resultados relevantes, Conclusão, Implicações ou aplicações para a enfermagem obstétrica. Não inserir chamada para notas.

Descritores: Devem ser apresentados quatro a seis descritores, digitados em letra minúscula (apenas a letra inicial da primeira palavra deverá ser maiúscula) e separadas por ponto-e-vírgula. Deverá ser dada preferência ao uso de descritores extraídos do vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (Biblioteca Virtual em Saúde), quando acompanharem os resumos em português. Se não forem encontrados descritores disponíveis para cobrir a temática do manuscrito, poderão ser indicados termos ou expressões de uso conhecido.

Corpo do Texto: Não inicie uma nova página a cada subtítulo; separe-os utilizando uma linha em branco. Em todas as categorias de trabalho original, o texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização.

Composição do Manuscrito: Enfermagem Obstétrica / Nurse Midwifery adota as normas de publicação "Requisitos Uniformes" (Estilo Vancouver). Os manuscritos submetidos devem ser redigidos em português, espanhol, inglês ou francês.

Os textos deverão ser apresentados dentro de uma das seguintes modalidades:
Artigo de Pesquisa - Investigação baseada em dados empíricos, que utilize metodologia científica e inclua introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências - limitado a 4.000 palavras, contadas da introdução à conclusão;
Reflexão Teórica - Análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes na enfermagem e na saúde e a elaboração de hipóteses para futuras pesquisas - limitados a 3.500 palavras, contadas da introdução à conclusão;
Artigo de Revisão - corresponde à análise de um corpo abrangente e extenso de investigações, relativas a assuntos de interesse para o desenvolvimento da enfermagem obstétrica e da saúde da mulher - limitados a 4.000 palavras, contadas da introdução à conclusão;
Atualidade - Texto reflexivo ou informativo sobre assunto relevante e atual, com perspectiva de interesse para a enfermagem e a saúde; intercâmbio de opiniões entre editores e leitores sobre trabalhos publicados - limitados a 3.000 palavras, contadas da introdução à conclusão.

Obs: a contagem de palavras dar-se-á da Introdução ao fim da Conclusão, excluindo-se as referências e quaisquer figuras.
Os textos deverão ser digitados em processador de texto Word for Windows, nos formatos .doc ou .docx, papel tamanho A4, espaçamento entrelinhas 1,5, sem recuo de parágrafos, fonte Times New Roman tamanho 12, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm, numeradas, embaixo e à direita, a partir da folha de introdução (p. 1) até o final das referências.
Não deverá ser utilizada nenhuma forma de destaque no texto (sublinhado, negrito, marcas d'água, aspas), exceto para títulos e subtítulos. Utilize apenas itálico em palavras ou expressões que realmente necessitem ser enfatizadas no texto impresso.
A apresentação dos trabalhos deve ser encaminhada em dois arquivos:
1 - Página de Título: contendo, nessa ordem, o título do artigo nos três idiomas, o título abreviado, a identificação dos autores (nome, titulação e afiliação institucional) indicação de autor para correspondência, seguido de seu endereço, telefone e endereço eletrônico.
2 - Manuscrito: contendo, nessa ordem, título do artigo (nos três idiomas); resumo, descritores, abstract, descriptors, resumen, descriptores; corpo do texto (contendo introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, discussão e conclusão); referências.
OBS.: em estudos qualitativos resultados e discussão poderão compor uma única seção.
As referências no texto a figuras e tabelas deverão ser feitas sempre acompanhadas do número respectivo ao qual se referem (não devem ser utilizadas as expressões a tabela acima ou a figura abaixo). Tabelas e figuras devem ser inseridas no corpo o texto, no local indicado.
As citações de autores deverão ser feitas conforme os exemplos apresentados na seção final deste texto, observando os Requisitos Uniformes (Estilo Vancouver).
A transcrição na íntegra de um texto de até três linhas deve ser delimitada por aspas e numerada de acordo com a ordem de citação no texto. Uma citação literal com mais de três linhas deve ser apresentada em bloco próprio e sem aspas, começando em nova linha, com recuo de 2,5cm da margem esquerda. O tamanho da fonte para citações deve ser 12, como no restante do texto, sem destaque. Não empregar os termos op. cit, id. Ibidem. A expressão apud é a única a ser utilizada no texto ou notas. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer na lista de referências.
A citação de trechos de depoimentos dos entrevistados deverá ser apresentada com recuo de 2,5cm da margem esquerda, em itálico, sem aspas e com a identificação fictícia do depoente (Ex: E1, E2, ...)

Referências
Observar o Estilo Vancouver.
Os artigos deverão apresentar o limite mínimo de 15 obras analisadas, não devendo ultrapassar 30 referencias. A formatação da lista de referências deve adotar espaço 1,5 e tamanho de fonte 12, sem parágrafo, recuo ou deslocamento das margens; o sobrenome dos autores em letras minúsculas, à exceção da primeira letra; os nomes secundários serão representados por suas iniciais em maiúsculas sem separação entre elas; não fazer destaques para títulos. Numerar as referências de forma consecutiva, conforme a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Sempre que citadas, devem ser e identificadas pelo mesmo número.

Anexos
Apenas quando contiverem informação original importante, ou destacamento indispensável para a compreensão de alguma seção do trabalho. Recomenda-se fortemente evitar anexos.

Tabelas
O total de tabelas/figuras não deverá exceder a 3 (três) ilustrações.
Apresentar uma tabela por arquivo separado do texto, com título numerado sequencialmente, compostas no software MS-Excel ou no software MS-Word.
A tabela deverá ser digitada utilizando-se fonte Times New Roman tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples, sem qualquer forma de tabulação ou recuos de parágrafos.

Figuras
São consideradas como figura todas as ilustrações que não se enquadrem na definição de tabela; portanto, quadros, gráficos, desenhos, fotos, etc. Não são aceitas figuras coloridas ou com fundo reticulado (cinza).
Apresentar uma figura por arquivo separado do texto, com título numerado sequencialmente e legenda, compostas nos softwares MS-Excel, ou no software MS-Word, ou no software MS-PowerPoint, ou Corel Draw e arquivos com extensão TIF ou JPG. Não gravar em formato BMP ou compactados.
A figura deverá ser formatada utilizando-se fonte Times New Roman tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples, sem qualquer forma de tabulação ou recuos de parágrafos.
Ao usar scanner para reproduzir imagens, utilizar resolução de 300 DPI no modo tons de cinza.
Não serão aceitos arquivos de figuras (gráficos, quadros e ilustrações) ou de tabelas construídos em outros processadores e colados como figura no Word.

Notas
As notas não-bibliográficas deverão ser reduzidas a um mínimo e colocadas em página separada do texto, identificadas e ordenadas por algarismos romanos, (não utilizar o recurso de inserir nota de rodapé, mas apenas digitá-las como parte normal do texto).
Inserir agradecimentos às agências financiadoras, informação e outros, seguidas pelas demais observações relativas ao texto do trabalho.

Exemplos de Citações no Corpo do Texto
Não mencionar os nomes dos autores das citações. Indicar os números das obras conforme lista de referências do texto.

Citação de um artigo/obra
Após a citação, indicar o número sobrescrito da referência conforme a ordem de menção pela primeira vez no texto.

Citação de dois artigos/obras consecutivos
Após a citação, indicar os dois números sobrescritos das referências conforme a ordem de menção pela primeira vez, separados por vírgulas.
Exemplo: ... na atenção integral à mulher14,15.

Citação de artigos/obras diversos não-consecutivos
Devem ser relacionados os números dos autores, em ordem crescente, separados por vírgulas.
Exemplo: ... Resultados similares foram descritos5,7,11,15 em 2013.
Para mais de dois artigos/obras consecutivos
Exemplo: ... Diferentes autores5-7,11-15 têm discutido...

Citações de trabalho transcritas de fonte primária
Nestes casos identificar a obra por seu número correspondente seguido de dois pontos e do número da respectiva página:
Exemplo: ... [...] a atenção ao parto e nascimento requer cuidado e não controle [...]8:33
Evitar citações de trabalho discutido em uma fonte secundária

Exemplos de Lista de Referências
A lista é enumerada, observando-se a ordem de menção pela primeira vez no texto, sem qualquer destaque.

 

TODOS OS CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA.

 

 

Vídeos

Filme IV ENONEPI

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p01)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p02)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p03)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p04)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p05)

Clique na imagem para tocar

 
Programa Bem Viver (p06)

Clique na imagem para tocar

 
PI TV-TV Clube

Clique na imagem para tocar

 
Notícia da Manhã

Clique na imagem para tocar

 
Jornal Agora

Clique na imagem para tocar

Mais Vídeos

Todos os videos...